domingo, 24 de maio de 2015

Galuíza vai às compras, ou das agruras que passo em busca de uma vida mais saudável



Pois bem.

Decidi que ia tentar uma vida mais saudável. Reduzir o consumo de coisas industrializadas, comer o mais natural possível, reduzir ao máximo o consumo de carnes e coisa e tal. Quero uma vida saudável. Sempre quis. E olha, se tem algo que não estou é isso. Mas estou tentando. A lá D2, "à procura da batida perfeita".

Mas me deparo com um obstáculo IMENSO, quase que intransponível. Compras feat higienização.

Fiquei feliz porque gastei menos de R$100,00 e consegui fazer uma feirinha variada e que me permitirá comer bem pelo resto do mês.Vou enumerar  as dificuldades do dia:
  1. Diferenciar couve flor e brócolis. 
Pode me julgar, mas nunca sei. E não sei escolher nenhum dos dois. Passo hooooras eternas  catando e sempre acho que pego o mais feio. Meu critério é: "qual a chance de ter um bicho nesta mini floresta?". Aí escolho o com a menor probabilidade, segundo estudos avançados da Universidade Internacional Galuizistica.  Sem contar a lavagem, que é outro tormento. Como faz? Corto a parte de baixo, destalo, morta de medo de ter um bicho escondido, passo água e deixo uns 15 minutos  mergulhado na água com um pouco de vinagre, rezando pra que isso baste.  Ah e jogo as folhas fora pq onde eu compro, no sacolão, elas tem manchas que me dão receio de comer.  :( 





2. O medo irracional de laranjas de umbigo. 

Sim, tenho.  Se você não sabe o que é, vá no Google. Jamais explicarei. E me poupe de links e fotos, por favor.  Pois sim, eu sou humana e tenho medo inexplicáveis.  Tenho MUITO medo, pavor  de laranja de umbigo. Lá em casa, ninguém me deixava ver. Faço escândalo, choro que nem criança, de soluçar.  Aprenderam do modo mais difícil que não é frescura. Mainha costumava dizer que era, até que viu as crises e apesar de ainda insistir que era frescura,  escondia de mim. 
Iô - meu tio, marido de minha tia mãe, Gua-, também sempre respeitou meu medo. Laranja lá em casa, de umbigo só quando eu não estava.   Gua já tentou me curar, me mostrando que laranjas não pegam. Se arrependeu porque eu desmaiei. Sim, eu sou a pessoa que desmaia de pavor com uma fruta.  #meame

Daí que virou um acordo. No mercado, Gua pegava as laranjas. Ela se certificava que nenhuma tinha umbigo. Adoro laranja! Mas e a coragem de pegar pra descobrir se tinha ou não o infiliz do umbigo? 
Hoje eu venci o medo. Grande conquista, tô me achando a gladiadora, Xena Guerreira. Tem laranja em casa! Paguei R$2,78, achei barato pra quantidade de fruta.  =) 

Saca que lindas: 


3. Bananas, bananas. 

Taí uma fruta que adoro. Mas quase nunca compro porque esqueço. Paguei R$ 0,98  nestas três lindezas.  Queria achar por estas bandas a banana de cozinhar. Nunca vi vendendo.  Pior: sempre esqueço o nome da variedade pra perguntar pro moço  quando vai ter. Banana da terra, eu sei. Mas sei só quando saio do sacolão.  Lerda. 



4- Coentro. 

Não sei porque inferno é um pesadelo encontrar coentro nos sacolões e mercados e bibocas e qualquer lugar em Niterói. Parece que aqui o povo prefere salsa. Coentro acaba em um segundo. Hoje, pra minha felicidade, achei DOIS RAMOS. Quase saiu uma lagrima de felicidade mas alegria de besta dura pouco. Saca só o MONSTRO HORRÍVEL E NOJENTO E PAVOROSO  que 
tava bem no meu coentro.  O mundo diria: ai Galuíza, é uma lesma/ caracol, sei lá o que. Tira e lava. Eu afirmo: "não sou obrigada".  Fiz com ele a mesma coisa que fiz com o milho.   E não tenho coentro porque  jamais comeria  esta folha, nem lavando com álcool 70.  

                                     
5- Milho. 

O que o olho não vÊ o coração não sente.  Sei que devo comer as piores coisas por aí, mas ó, não vejo. Não paro pra pensar e como feliz. Mas ver e comer... é uma barreira que não  transpus.  Sou altamente visual e imaginativa. Juro. Toda vez que compro milho em conserva digo: "Porra Galuiza, larga de preguiça. Espigas são mais baratas e mais saudáveis. Para de comprar sasmerdas sua louca."

E saio do mercado confiante, feliz, satisfeita, com propósito. Até que lembro que é preciso descascar as espigas. Sem saber se vai encontrar um bicho. E que sou a campeã de pegar as espigas com  lagartas, minhocas  do tamanho de uma anaconda.  Vivas e devorando o pobre do milho. Neste momento toda a minha consciência ecológica se esvai e eu fico pensando: Porra, até no milho???  Eu Tenho muito nojo destas lagartas. Beijos pra minha frescura. Assumo.   Mas olha o tamanho das bichas, se não é sacanagem comigo. 
O que fiz?  Taquei SPB. Muito. Nela e  no caracol e joguei os dois fora, porque não quero dividir o espaço  com estes bichos.   Desculpa Mãe natureza... Eu e seus filhos bichos temos um problema. 
Adoro folha? Adoro. Folha com caracol? Não, grata.  Adoro goiaba. Com bicho? Taco fora.   Meu ato maior de coragem é  pegar e tacar fora.  Porque olha, tenho medo deles, confesso.  :(  





6. As folhas são arteiras e ficam me confundindo. 

Gente, sou urbana até a ponta do cabelo. Daí que compro confiando cegamente nas prateleiras. Eis que comprei brócolis comum pensando que era agrião. Oras, eu sabia lá que existiam dois tipos de brócolis? Não basta  confundir a mini floresta com couve flor, ainda tem isso de brócolis americano e brócolis  comum. Rai ai. Olha a foto(esta é da net) e veja se parece remotamente com a florestazinha: 




Pois bem. Estas foram só algumas das dificuldades. Tem inúmeras outras! 
Apesar do desperdício e das frescuras,  tô seguindo firme e forte pro caminho de uma vida mais equilibrada. 

Será que consigo? 

Ah! Ó o que fiz com as compras: 


Isso era pra ser costela com agrião e batata. Mas ficou Costela com brócolis comum, cenoura e milho. Vou aproveitar o caldo  pra outros preparos pq ficou delicioso. E tomei agorinha, quentinho.  Bonito não tá, mas ficou show de bola. A costela desmanchando, o milho molinho... Uma delícia! 





Servidos?  ;) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi?