domingo, 3 de julho de 2016

Porque um pouco de reflexão é sempre bom...


Vi este texto: "50 perguntas que irão libertar sua mente" e não resisti. Tinha que responder. Aqui vão as minhas respostas.

1. Quantos anos você teria se você não soubesse quantos anos você tem?

25
2. O que é pior, falhar ou nunca tentar?

Nunca tentar

3. Se a vida é tão curta, por que fazemos tantas coisas que não gostamos e gostamos de tantas coisas que não fazemos?

Porque queremos agradar quem não precisamos e não nos damos conta de nossa própria mortalidade. 

4. Quando tudo já está dito e feito, será que você disse mais do que fez?

Sempre. 

5. Qual é a coisa que você mais gostaria de fazer para mudar o mundo?

Ser útil. Ter uma vida que faça a diferença, mesmo que pequena. 

6. Se a felicidade fosse a moeda nacional, que tipo de trabalho o tornaria rico?

Trabalhar com pessoas. 

7. Você está fazendo o que você acredita, ou você se contenta com o que está fazendo?

Estou tentando fazer o que acredito. 

8. Se a expectativa de vida humana média fosse de 40 anos, você viveria sua vida de forma diferente?

Sim!

9. Até que ponto você realmente controlou o curso da sua vida?
Até onde me permiti ignorar a opinião alheia. 

10. Você está mais preocupado em fazer as coisas direito ou está fazendo as coisas certas?
Com as duas coisas. 

11. Você está almoçando com três pessoas que respeita e admira. Todos começam a criticar um amigo íntimo seu não sabendo que é seu amigo. A crítica é de mau gosto e injustificada. O que você faz?

Aviso que é meu amigo, defendo e brigo. Detesto traíras. 
12. Se você pudesse oferecer a um recém-nascido só um conselho, qual seria?
O que parece não ter jeito não faz diferença em algum tempo. Tudo passa, se preocupe menos. 

13. Será que você quebraria a lei para salvar uma pessoa amada?
Sem pestanejar.

14. Você já viu insanidade onde depois viu criatividade?
Sim. 

15. Pense em algo que você sabe e que você faria diferente da maioria das pessoas?

Pensei.
16. Como podem as coisas que fazem você feliz não fazerem todos felizes?

Não somos iguais. Cada um é um ser humano particular, com os próprios anseios e dúvidas. Com suas próprias definições de felicidade. 

17. Qual a coisa que você não fez e que você realmente quer fazer? O que está prendendo você?
Quero ter uma vida mais saudável. Física, emocional e culturalmente. O que me prende? Eu mesma.  

18. Você está se apegando a algo que precisa deixar de ir?
Sempre. 

19. Se você tivesse que se mudar para um estado ou país além do que você vive no momento, para onde você iria e por quê?

Algum lugar onde eu poderia caminhar sem medo. Certamente com natureza. Uma cidade pequena, onde a simplicidade me encante. 

20. Você aperta o botão do elevador mais de uma vez? Você realmente acredita que isso fará o elevador chegar mais rápido?

Sempre me policio para não fazer isso, mas distraída, faço sempre. Ansiedade é meu sobrenome e impaciência também. 

21. Você prefere ser um gênio preocupado ou uma pessoa simples e alegre?

Uma pessoa simples e alegre. 
22. Por que você está onde está?

Porque gosto de onde estou. E porque estou semeando uma vida tranquila. 
23. Você é o tipo de amigo que quer como amigo?

Sim! 
24. O que é pior, quando um bom amigo se afasta, ou perder o contato com um bom amigo que mora bem perto de você?

Quando um bom amigo se afasta. 
25. Qual a coisa pela qual você é mais agradecido na vida?

Minha família. 
26. Você prefere perder todas suas velhas memórias ou nunca ser capaz de fazer novas amizades?

Fico com minhas memórias e perco a capacidade de fazer novas amizades.  
27. Será que é possível saber a verdade sem desafiá-la primeiro?
Não. Não é possível crer sem antes desacreditar. 

28. Alguma vez o seu maior medo se tornou realidade?
Sim. Caçula não mais respira. 
29. Você se lembra daquela vez cinco anos atrás, quando você estava extremamente chateado? Será que aquilo realmente importa agora?
Lembro e sei que isso pouco importa agora. rs  

30. Qual é a sua memória mais feliz infância? O que a torna tão especial?
Eu lembro quando mainha me dava banho no mar de Ondina. É a minha mais antiga lembrança, por isso especial. Eu tive coqueluche e diziam que isso sarava. Sempre amei a Ondina. 

31. Em que momento no últimos tempos você se sentiu mais apaixonado e vivo?
Sentindo a brisa e o sol da Baía de Guanabara em uma tarde de outono. Era um dia feliz e eu entendi que estava no caminho certo. 

32. Se não for agora, então quando?
Depende. Quando eu tiver coragem, meios e  disposição. Quando o querer for mais forte que a falta de tudo isso. 

33. Caso você não tenha conseguido ainda, o que você tem a perder?
O Orgulho.

34. Alguma vez você já esteve com alguém , não disse nada, mas depois que se afastou sentiu que tinha tido a melhor conversa da sua vida?
Sim! Tem pessoas que são divinas. 

35. Por que as religiões que apoiam o amor causam tantas guerras?
Porque a religião é praticada por pessoas e pessoas tendem a ser hipócritas. 

36. É possível saber, sem sombra de dúvida, o que é bom e o que é mau?
Sim, se você considerar a perspectiva. De minha perspectiva algo que pode ser bem bom pode ser bem péssimo pra outra pessoa. É a vida. 

37. Se você ganhar um milhão de dólares, você sairá do seu trabalho atual?

Com certeza! 
38. Você prefere ter menos trabalho para fazer, ou mais trabalho que você realmente gosta de fazer?

Adoro trabalhar. Adoro estar exausta fazendo o que gosto então é a segunda opção. 
39. Você sente como se você tivesse vivido o dia de hoje cem vezes antes?
Não! Não o de hoje, mas alguns dias sim, são rotineiros e chatos. Não o de hoje. 

40. Quando foi a última vez que você seguiu um caminho apenas com o brilho suave de uma ideia em que você acreditava fortemente?
Fiz isso há 3 anos e estou fazendo exatamente agora o mesmo. Coisa boa! 

41. Se você soubesse que todos que você conhece morreriam amanhã, quem você visitaria hoje?
Painho, Gua, Binho e vó.  Como moram perto, é uma tacada só. 

42. Você estaria disposto a reduzir sua expectativa de vida em 10 anos para se tornar extremamente atraente ou famoso?

Não! As pessoas deveriam gostar de mim pelo que sou. As que não gostam, que se afastem. 
43. Qual é a diferença entre estar vivo e realmente viver ?

Viver é sentir. É enxergar. É se importar, é experimentar e realizar. Estar vivo é respirar e só. 
44. Quando é hora de parar de calcular riscos e recompensas, e ir em frente para conseguir o que se quer?
Boa pergunta. Como planner, mesmo quando vou em frente,  estou calculando próximas ações. 
45. Se aprendermos com os nossos erros, por que estamos sempre com medo de cometer um erro?
Porque um erro nunca é o mesmo. Podemos errar a mesma coisa de infinitas maneiras diferentes. Isso assusta. 

46. O que você faria de forma diferente se soubesse que ninguém iria julgá-lo?
Cantaria mais. 
47. Quando foi a última vez que você notou o som da sua própria respiração?
Exatamente agora.

48. O que você ama? Algum de suas ações recentes expressou abertamente esse amor?
Eu amo minha família. Amo estudar. Amo ler. Amo música.  Simmmmmmm! Li, ouvi música, estudei e falei com os meus. 

49. Em 5 anos a partir de agora, você vai se lembrar o que você fez ontem? E sobre o dia antes disso? Ou no dia anterior?
Ontem sim. Era uma data importante, aniversário de Gua. Anteontem também, porque foi uma data em que algo importante aconteceu. Mas no geral, meus dias não são memoráveis não.

50. As decisões estão sendo feitas agora. A pergunta é: Você está as tomando por si ou você está deixando que os outros as tomem por você?

Um pouco dos dois. A maioria das coisas eu decido. Mas muitas outras coisas são influenciadas por fatores externos. 

Perguntas originalmente propostas por Marc Chernoff, no Blog Hack Life. 
Tradução vista em: Conti Outra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi?